4 de fevereiro de 2013

Este vento que me traz...

(Elisa Bete) Nasci nas ilhas de bruma, também conhecidas como os picos da Atlântida, na cidade património mundial, numa sexta feira do mês de Abril, o meu dia da semana preferido. Estou a residir na Aroeira há 12 anos, um lugar por vezes mágico onde posso, de vez em quando, sonhar. Neste projecto de Corações ao Vento que agora arranca adoptei um pseudónimo, Willow ou (Salgueiro-Chorão).

O Chorão, nome pelo qual é mais conhecido, é o nome de uma das sete árvores sagradas dos druidas iralndeses e é uma árvore da lua, sagrada para a Dama Branca. As matas da Deusa eram consideradas tão mágicas que os sacerdotes, as sacerdotizas e todos os tipos de artesãos se sentavam entre as árvores para ganhar eloquência, inspiração, habilidade e profecias. Os bastões feitos com a madeira do salgueiro têm a propriedade de cura. O salgueiro traz bênçãos da Lua para aquele que o tem na sua propriedade e pode ser usado para fazer a vassoura mágica, tanto as folhas quanto a madeira.

E porque o vento não sopra igual todos os dias, uns dias ele é brisa, outros pode ser vendaval, o seu estado é inconstante e permeia todas as coisas, há milhares de anos que deixei crescer os meus ramos até ao chão para abrigar todos os caminhantes que precisam de se proteger das rajadas mais fortes que os empurram no caminho. Todos os que debaixo de mim se abrigarem encontrarão consolo porque faço magia em forma de corações e outras coisas mais que vos irei revelar...

Pois então, transportemos, sem receios, as mensagens que o vento nos encarregou de entregar...







"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido." 
Fernando Pessoa

Abraços a todos!

13 comentários:

  1. Gosto imenso dessa árvore! :-) Obrigado por teres vindo e por estares sempre aí. AS palavras são poucas porque já nos conhecemos bem <3

    ResponderEliminar
  2. Wow que linda mensagem...

    Fico muito contente em saber que você é das nossas!
    Um beijinho grande do lado de cá do oceano.

    ResponderEliminar
  3. Elisa, adorei a tua apresentação. Primeiro pela forma como escreves, segundo porque adoro árvores e o teu nome lembra-me sempre a árvore da Pocahontas. E terceiro porque falas numa Deusa e numa Lua que a mim me dizem muito. Falam-me à alma e ao coração.

    Um beijo enorme!

    ResponderEliminar
  4. Tenho conterrânea no grupo e não sabia???

    ResponderEliminar
  5. Adorei a citação de Pessoa :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas vossas palavras que enchem o coração.
    É verdade, Pedro, há uns anos que nos conhecemos e também digo: obrigada por estares sempre aí, por seres como és: sensível, dedicado, ouvinte e por não teres receio de dar o coração. Bj

    Pat Jewel obrigada pelo teu carinho e por estares aqui também sempre tão doce e carinhosa. Um Abraço Atlântico

    Gosto muito do druidismo, da deusa e da Lua, companheira de tantas confidências. Que bom que aqui nos encontramos, Joana.Beijinhos

    Manuela, à excepção do Pedro, mais ninguém sabia que também sou dos Açores, só hoje resolvi dizer, um dia tinha que ser porque o nosso emblema é a natureza! Bela terra a nossa repleta de magia. Muitos beijinhos.

    <3

    ResponderEliminar
  7. Olá, Elisa :0)
    Sabes, sempre disse que quando um dia tivesse uma casa minha, teria que ter um jardim com um chorão para me deixar à sombra e ouvir o som do vento através dos seus ramos. Adoro chorões.
    Conhecemo-nos há pouco tempo, graças a este projecto :p andavas "meia perdida" e lá te resgatei :D
    Que bom :0)
    Obrigada pela tua partilha

    Lufadas de Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá Elisa Bete, é para mim um prazer enorme ler esta história que nos traz, a prova que as "magias" que passam de geração em geração não são descabidas, o Salgueiro Branco é sem dúvida uma árvore mágica, a casca é terapêutica e foi utilizada como aliviador de dores (analgésico) durante milénios, mais recentemente foi isolada a molécula responsável por esse feito o ácido salícilico a partir do qual se formou a o ácido acetilsalícilico sim a famosa aspirina :) É dotado de outras propriedades "mágicas" que daí advêm acerca das quais não vale a pena alongar-me, acho que já me fiz entender :)

    Peço desculpa pela aula de Farmacologia mas de facto não resisti, porque acho fantástico constatar que as descobertas que muitas vezes damos como recentes mais não são do que dar uso ao microscópio e descobrir as magias de tempos antigos, tempos de bosques e Fadas. Gostei mesmo muito de saber esta história porque me toca, porque cruza o mundo mágico do qual tanto gosto (neste ponto sou uma eterna criança) e o mundo empírico que tenho tão presente.

    Obrigado

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Alexandra e Poppy pelas vossas ternas palavras.
    Sinto este projecto como uma família que se ama e que quer partilhar o que tem de melhor e estar junta.

    É verdade, Alexandra, fui "resgatada" por ti nesta fase nova de um projecto que está mais forte e é verdadeiro:)) (e foi uma boa surpresa!)

    Poppy, adorei a aula de farmacologia! A Natureza tem tudo para nos dar e espero que os corações que soltar funcionem como um analgésico para alguém, uma mensagem de esperança que se perpetue na vida dessas pessoas.

    Cá estamos embalados pelo mesmo vento, deixemo-nos conduzir por ele porque é leve e suave.

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito da apresentação. A frase de Fernando Pessoa é tão bonita e apropriada. <3

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Obigada, Cátia. O Fernando Pessoa enche-nos a alma e somos uns felizardos por podermos lê-lo <3

    ResponderEliminar