17 de agosto de 2013

Coração Matrioska - Laço humano, Associação Oncológica do Algarve

Por vezes acontecem situações inexplicáveis!

O ano passado, ainda fazendo parte do outro projeto paralelo, inscrevi-me (pela 1ª vez) na Mamamaratona, uma iniciativa da Associação Oncológica do Algarve, que visa conseguir fundos para o cancro da mama. 

Lembrei-me, então, de fazer 2 pequenos corações, em branco, com o laço simbólico do cancro da mama (cor-de-rosa) e largá-los, discretamente, no espaço onde estava a iniciativa a decorrer.


Uns dias depois, no blog respectivo, tinha a resposta e a explicação como tinham sido encontrados os 2 corações ("pingamor"): uma jovem colaboradora da A. O. A., Lénia, encontrou o primeiro e começou por pensar que seria para vender. Depois, leu a mensagem que o acompanhava e percebeu que ele destinava-se a quem o encontrasse. Comoveu-se e decidiu que alguém precisaria muito daquele carinho, daquele mimo. Alguém que passava por uma situação dificil pela perda de um familiar muito próximo. E, com o coração cheio de ternura, ofereceu-o a esse alguém. Entretanto pensou que, se havia um talvez houvesse outro e procurou. E... bem escondidinho numa pontinha do palco, lá estava o 2º Coração Mamaratona à espera da Lénia.

Calculo que tenha sido um momento emocionante, não só pela descoberta, mas pelo dia em si e pelas 2 descobertas. 

Trocámos algumas impressões pelo facebook mas nunca nos conhecemos pessoalmente, até hoje.

Alertada por este Anjo da Guarda da A. O. A., soube que iria realizar-se dia 17 de agosto, pelo 4ºano, o Laço Humano, na Praia da Rocha ( http://e-cultura.sapo.pt/NoticiaDisplay.aspx?ID=4840). Fiz o convite à minha amiga e colega Dina e fomos ambas mais a pequenita Catarina, sua filha.

Hoje era a oportunidade de eu e Lénia nos conhecermos. Eu apenas sabia que era jovem e que fazia parte da iniciativa.

Todas as pessoas, após a receção, foram convidadas a reunir-se no areal para formação do laço humano. A cada pessoa foi distribuída uma cartolina cor-de-rosa que, ao sinal, teríamos de levantar acima da cabeça para "o laço"ser fotografado de um avião que se disponibilizou para a causa.

Enquanto estava na formação, tentava perceber quem seria a jovem que eu queria conhecer. As pessoas eram imensas, formando um grande laço. A certa altura, ouvi mesmo atrás de mim, também na formação, um nome: LÉNIA. Ela estava praticamente encostada a mim.


Eu já a conhecia mas ela não fazia a minima ideia que eu estava tão perto.

Como sou um pouco tímida, e também porque, na altura, estavamos com atenção ao avião que se aproximava não me revelei. Fi-lo mais tarde quando o laço já estava desfeito e cada pessoa para seu lado. Cumprimentámos-nos e, pelo seu sorriso puro e angélico, apenas confirmei que só poderia ser uma pessoa com um grande coração.

Ali perto, estavam 2 chapéus de sol, que tinham vários post-it presos com um alfinete, cujo objetivo era as pessoas escreverem uma pequena mensagem. Também escrevi 2 ou 3 palavras e, lembrei-me nesse momento, que trazia  comigo uma "brisa"- o Coração Matrioska - que decidi deixar preso no alfinete do post it.


Estava eu a fotografar quando... apareceu a Lénia. Abriu a boca de espanto quando os olhos cairam em cima do Coração Matrioska. Comovida, apenas disse: "Mas porque é que sou eu sempre a encontrá- los?!".

Não respondi, mas tive vontade de dizer: "Talvez porque tens um coração bom, um coração enorme, que atrai as boas coisas. Talvez porque sejas o Anjo da Guarda de muita gente que sofre de uma doença horrivel!".

Ela revelou-me que adorava Matrioskas - confesso que também adoro - mas que iria oferecer o coração a alguém que muito precisava.

E... não tenho mais palavras! Há situações inexplicáveis!

Não sou crente. Não acredito em espirito,s nem em nada do genero, mas quase que sinto que este "Anjo da Guarda" me foi enviado por "alguém" para se cruzar no meu caminho.

E ainda há mais, mas revelarei a seu tempo. 




"O coração é uma riqueza que não se vende e não se compra.
O coração é uma riqueza que se dá."
(Gustave Flaubert)



(Não me lembrava qual a frase que tinha usado mas, curiosamente, foi usada a frase que eu mais uso e, possivelmente, a que também os outros corações tinham)


P. S. Desculpem-me por ter um texto tão grande, mas foi o meu coração que mo ditou e... só lê quem quer :-)

7 comentários:

  1. E mais uma curiosidade:

    Quem ganhou o sorteio, um voucher para 2 pessoas num hotel à escolha, foi a Catarina filha da minha amiga e cuja inscrição foi feita por mim :-D

    HÁ DIAS ASSIM!

    ResponderEliminar
  2. Brisas lindas... evento maravilhoso e adorei ler o texto, Isabel.
    Adorei as fotos e saber que a filha da sua amiga ganhou o sorteio que fizestes. :)

    Um beijo no teu coração, amiga mensageira.

    ResponderEliminar
  3. Apenas acrescento ao comentário da Pats, que acredito que não há coincidências. Tudo acontece por uma razão, mesmo que não consigamos percebe-lo no momento.
    Este foi um regresso em grande!
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Patrícia, de facto há coisas que não sei explicar e esta é uma delas. Coincidência ou não, o facto é que aconteceu.

      Beijoca grande

      Eliminar
  4. Nada acontece por acaso. ♥

    ResponderEliminar
  5. (Mensagem deixada no mural do meu facebook)

    Lenia Maria - Emocionei-me ao ler o seu testemunho.... E fiquei também bastante envergonhada, obrigada pelos elogios e por fazer este mundo melhor, com os suas demosntrações de afecto que ajudam muitas pessoas a encarar de forma diferente diversas circunstâncias da vida. Gostei muito de a conhecer Obrigada por tudo. Beijinhos ***

    ResponderEliminar