5 de fevereiro de 2013

Pequenos passos para fazer a diferença!


Um novo vento passou por Bairro, uma freguesia que fica para os lados de Vila Nova de Famalicão e de lá trouxe uma jovem de 24 anos que decidiu deixar voar algum do seu amor e quando esta ventania abrandar ficará depositado num outro coração e assim poder deixar um enorme sorriso em alguém. Foi esta magia que fez esta jovem juntar-se a muitos outros corações ao vento.
Esta jovem sou eu, a Cátia!
Outras tempestades me levaram a crescer rapidamente, mas ficando sempre numa infância da qual nunca me soltei e permanecendo como a criança/mulher que vive em mim, sentindo assim uma ligação muito forte às crianças.
A menina quando teve de escolher um futuro, decidiu aquele pelo qual mais se identifica, ser Animadora Sociocultural, aí podia trabalhar como sempre desejou, com as pessoas que precisam sempre um pouco mais de nós e não há nada melhor que todos os dias se consiga deixar sorrisos de alegria e de acolhimento do nosso trabalho. Contudo os ventos nem sempre são favoráveis mas, com persistência o trabalho foi surgindo assim um conjunto de pequenos trabalhos temporários que ocupam o meu dia, incluindo uma experiencia de voluntariado na minha área, com idosos num centro de dia.
Sou uma menina da terra, aqui nasci e tenho crescido, aqui estão as minhas raízes e aqui está muito outro trabalho em que me dou de corpo e alma aos outros: sou catequista há 10 anos onde trabalho com crianças e jovens, sou escuteira há 18 anos onde, neste momento, trabalho com jovens dos 14 aos 17 anos e mais recentemente, 3 anos, pertenço a um grupo de jovens GNG - Grupo Nova Geração, entre outras coisas do âmbito social e cultural que vão aparecendo.
Ultimamente dedico-me ao ponto de cruz, à aprendizagem de croché e malhas, origamis e ainda outros trabalhos manuais.
Na minha vida tenho sempre presente uma frase de Baden Powell (fundador do escutismo) “Tenta sempre deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste”, pois é mesmo esta a minha motivação e o que me faz juntar ao projeto e deixar o Amor do meu coração voar, encontrando novos aconchegos para se proteger de todas as tempestades.
Não acreditando que possa mudar o mundo, mas tenho a certeza que com pequenos gestos consigo fazer a diferença! 

16 comentários:

  1. Gostei de saber um pouco mais de ti, Cátia :0)
    A mulher dos sete ofícios :P

    Lufadas de Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra! Sim, vários ofícios ;) tenho a minha semana bastante preenchida, mas também é bom ver o sorriso dos meus meninos, jovens e "jovens de cabelos brancos"! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bem vinda Cátia!
    Pareces ser uma mulher de garra. E acredita que a maior parte de nós mantém essa parte de criança. Acho até que é essa parte de nós que nos impele a deixar corações.

    Beijokas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana!
      Não sou muito, por trás de tudo isto está uma Cátia muito frágil e sensível!
      Também já reparei nesta nossa característica comum... É o que nos une! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Uma vida cheia. Gostei de te conhecer :-)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Sigamos pois com esta nobre missão que nos une de largar uns sorrisos enormes por aí :) Foi um gosto conhecer mais um pouquinho de ti!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim está a ser muito agradável receber estes comentários tão positivos, obrigada!
      Também é um gosto conhecê-la :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. A mudança do mundo começa de facto em cada um de nós.
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, todos podemos fazer algo para melhorar e vivermos melhor! E um bom exemplo disso é este grupo! Obrigada Manuela :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Cátia, já tens em ti o dom de levar alegria para as pessoas... e não poderias mesmo ficar de fora deste projecto.
    Um grande abraço e um beijinho deste lado de cá do oceano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Pat! É muita simpatia da sua parte :)

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Acredito que podemos deixar o mundo muito melhor do que o encontrámos, basta querer ou fazer um esforço. Por vezes temos que esquecer-nos um pouco de nós mesmos e deixar que o vento nos sussurre o que devemos fazer ou por onde ir. Os teus ventos são de bonança, Cátia, e os corações aguardam-te para os aqueceres.

    Muitos beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário Willow! Isto é mesmo para mim neste momento! Muito obrigada mesmo, fez a diferença :)

      Beijinhos <3

      Eliminar